segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Claridade




O tempo, subitamente solto pelas ruas e pelos dias,
como a onda de uma tempestade a arrastar o mundo,
mostra-me o quanto te amei antes de te conhecer.
eram os teus olhos, labirintos de água, terra, fogo, ar,
que eu amava quando imaginava que amava. era a tua
a tua voz que dizia as palavras da vida. era o teu rosto.
era a tua pele. antes de te conhecer, existias nas árvores
e nos montes e nas nuvens que olhava ao fim da tarde.
muito longe de mim, dentro de mim, eras tu a claridade.

José Luís Peixoto, em A Criança Em Ruínas

Curiosamente, conheci José Luís Peixoto não através da prosa, pela qual é tão amplamente conhecido, mas pela poesia. Este pequeno livro de poemas, no qual figura o poema acima, foi-me oferecido por alguém muito querido, por isso ainda mais significado têm as suas palavras para mim. De uma forma naturalista e simples o amor é descrito neste poema por uma metáfora linda, o amor como a luz, a natureza, a vida, o sonho etéreo. Sinto um carinho imenso latente neste poema, mais do que a sexualidade presente noutros poemas, um carinho quase infantil e doce, uma retrospectiva a partir da felicidade.
Gosto muito, mas muito dos poemas deste autor. Gosto muito das suas crónicas. Agora, chicoteiem-me, não gostei nada do  "Nenhum olhar" , o grande best-seller. Achei-o muito confuso, não consegui dar um sentido à história, pareceu-me forçosamente rebuscado...por isso, digo que se tivesse tomado conhecimento deste autor através desta obra, tinha uma opinião completamente diferente, talvez.
Estou a ler o "Cal", que uma amiga me ofereceu. Até agora gostei de algumas partes, mas mesmo assim ainda me parece um pouco desconexo, do género de um livro de recortes e memórias. 
Porém, estou bastante curiosa com o novo que agora saiu, o "Livro", já ouvi críticas que afirmam que neste romance se rompe um pouco com o tema base do autor, que é a ruralidade(/morte/sentimento de perda), sem sombra de dúvida. Espero para ver. Já alguém o leu? O que acharam?

Até mais,
Pixie


Sem comentários:

Enviar um comentário