terça-feira, 30 de novembro de 2010

Venha o que vier...


Deu-me Deus o seu gládio, por que eu faça
A sua santa guerra.
Sagrou-me seu em honra e em desgraça,
Às horas em que um frio vento passa
Por sobre a fria terra.

Pôs-me as mãos sobre os ombros e doirou-me
A fronte com o olhar;
E esta febre de Além, que me consome,
E este querer grandeza são seu nome
Dentro em mim a vibrar.

E eu vou, e a luz do gládio erguido dá
Em minha face calma.
Cheio de Deus, não temo o que virá,
Pois, venha o que vier, nunca será
Maior do que a minha alma.


Fernando Pessoa, in Mensagem


Este poema, outro dos meus predilectos, pelo seu cariz heróico e pela sua mensagem de coragem e de não sucumbência à desistência. Adorei a Mensagem quando a abordei no secundário. Foi a minha matéria favorita, aliás, Português sempre foi das minhas disciplinas do coração. E hoje sinto-me assim, qual infante D. Fernando, preparada para tomar o mundo, para reclamar algo melhor, que eu deseje. É boa esta sensação.
Isto para dizer que tomei algumas resoluções:

Ponto nº1: preciso mesmo de fazer uma dieta. Parece o eterno cliché das mulheres, mas garanto que é verdade. Não é que seja muito pelo estético, porque não me incomoda...o que já me incomoda é subir alguns lances de escadas e ficar a arfar cinco minutos. E não me ando a sentir com energia, aquela energia saudável. Por isso, aqui me comprometo a cuidar melhor da minha linha e, por conseguinte, da minha saúde.

Ponto nº 2: Vou cortar o cabelo. Futilidade à parte, eu pertenço àquela irmandade de mulherio que desespera cada vez que a cabeleireira esponta mais um milímetro do que foi pedido ( ou invento o milímetro...no coments xD). Tenho o cabelo para o encaracolado, não muito definido, infelizmente e muitooo comprido, pelo meio das costas. Pode ser de útil informação o facto de até à algum tempo atrás ter tido um look assim um pouco alternativo (aka a atirar para o gótico), mas não se enganem, que gosto de umas boas gargalhadas, não ando sempre a chorar pelos cantos ( embora às vezes não pareça muito amigável à primeira vista...tenho que ser "cativada", que posso dizer?). Concluindo, o cabelo, que já não vê tesoura há algum tempo, está mais espigado que as espigas nos campos...já nem com máscaras disto e daquilo vai lá.
Depois relato a experiência no cabeleireiro ( o trauma ou o triunfo ahah!)

Ponto nº3: Vou começar a fazer voluntariado. Mesmo. Já é algo que anseio fazer à muito, e acho que se enquadra comigo. Algo do género da Cruz vermelha, ligado à saúde ou às crianças e idosos.

Ponto nº4: Vou recomeçar os meus velhos hábitos de leitura, e para isso, livros técnicos não contam! Que básicamente é o que tenho lido nos últimos tempos...Vou-me entregar novamente aos meus grandes autores, os que sei que não me desiludem com umas horinhas bem passadas com o livro na mão. Exemplos: Jorge Amado, Jorge Luís Borges, Luís Sepúlveda, Torga, Saramago, Mia Couto, José Luís Peixoto, Margarida Góis ( pouco conhecida, mas com uma colecção fantástica! Hei-de falar dela noutro post), and so on....

Ponto nº5: Este é dedicado à dinamização do blog. Vou iniciar uma pequena rúbrica ( muito humilde rúbrica), com um poema que me diga alguma coisa (eu sou uma pessoa da poesia...adoro este género), com respectivo comentário, mas atenção, sou uma leiga no assunto, comentário à temática!

Creio que por agora é tudo =)

Pixie

Sem comentários:

Enviar um comentário